VAREJISTAS TRADICIONAIS E SUAS EQUIPES



Nossas pesquisas, entrevistas e análises de soluções no varejo, ainda tem mostrado que esse é um recurso muito mal trabalhado no universo das lojas físicas, mesmo após a pandemia.


Praticamente não tivemos avanços nesse quesito após o COVID-19.


Percebemos isso desde o chão de loja, até o segundo escalão das empresas, principalmente.


Ainda temos Empresários do varejo que investem milhões em um empreendimento que funciona com pessoas selecionadas sem muitos critérios técnicos, com preparação profissional deficiente e em em muitos casos, sem o nível de cognição que os desafios atuais exigem.


As escolhas da equipe são influenciadas por aspectos emocionais, afetivos e crenças limitantes.


Isso tem custado vendas mais baixas, mesmo que vários empresários não tenham essa consciência.


Uma boa parte dos lojistas tradicionais ainda tenta justificar essa falta de investimento apontando circunstâncias externas ao seu negócio.


Sabemos que é bem mais confortável criticar governos, agentes de comunicação, as temperaturas e a falta de gente pronta no mercado.


Na prática, vários empresários do varejo que já mudaram seu MINDSET e a avaliação das suas equipes, inspirados nas mudanças reais do mercado, estão tendo resultados excelentes.


Mas ainda temos as crenças limitantes que vem basicamente de dois aspectos:


  1. Ainda vemos vários lojistas que não acreditam ou não querem investir em preparação de profissionais. Querem profissionais atualizados e já preparada por si mesmos.

  2. Profissionais do varejo não buscam a evolução profissional e defendem que a velha experiência prática e o número de anos fazendo “mais do mesmo” são suficientes para se afirmar no mercado. Uma grande maioria não busca conhecimentos superiores e quando a empresa oferece, muitos deles ainda tentam sabotar esses investimentos. Sem outra opção, as empresas vão ficando com esses colabores e perdendo receitas.

Eu classificaria o estágio atual de desenvolvimento profissional no varejo como “ESTÁGIO DO FAZ DE CONTA”.


“AS EQUIPES FAZEM DE CONTA QUE ESTÃO PREPARADAS, OS LOJISTAS FAZEM DE CONTA QUE ACREDITAM NISSO E TODOS FAZEM DE CONTA QUE ESTÃO VENDENDO MUITO!”


Infelizmente só tem um lado que paga essa conta: O CAIXA DA EMPRESA!


Para os que já entenderam o novo modelo, as oportunidades no varejo lojista são ainda maiores do que antes do COVID-19.


Se você ainda tiver dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco e faça suas perguntas, pelo WhastApp pelo número ➡️ (51) 98927-7006 ou direto no link ➡️ http://whts.co/LSV


Um forte abraço e boas vendas!


Xavier Fritsch


87 visualizações
COMPARTILHE

Apoio:

xavier fritsch e associados LOGO 2_1.png

Nossas Redes Sociais:

  • Facebook - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

© 2017