A Retomada das Vendas para 2021!


As estratégias e campanhas para novembro, blackfriday, dezembro e Natal, já foram definidas pela maioria dos varejistas. A hora agora é de debater o plano estratégico de vendas para 2021.


Um ponto positivo relevante, para o próximo ano, serão as dificuldades que terão os concorrentes de menor porte.


A grande maioria não conseguirá se adequar aos novos desafios, como:

  • A mudança de cultura empresarial;

  • A reorganização da estrutura;

  • Os novos processos;

  • A reprogramação do "mindset" do primeiro escalão, para um "mindset de crescimento" e não um "mind fixo", como ainda é o da maioria;

  • As evoluções nas estratégias de marketing e nas campanhas de vendas das suas lojas.

Os pontos preocupantes para 2021 ficam por conta da falta de uma vacina eficaz para o COVID-19 e da diminuição da renda disponível para consumo extra de grande parte dos consumidores, motivadas pela queda do PIB, pelo aumento do desemprego e pela diminuição dos benefícios emergenciais do governo.


Um fato novo para o próximo ano é o uso do PIX pelos consumidores, para pagarem seus compromissos, que deverá diminuir significativamente a circulação de pessoas dentro das lojas, já a partir dos primeiros meses, se levarmos em conta a mídia intensa dos grandes bancos para incentivar o uso desse novo meio de pagamentos.


Várias perguntas ainda estão sem respostas claras nos planos estratégicos DE VENDAS para 2021, um ano que deverá ser ímpar, como nenhum outro até aqui.


Selecionamos 11 dessas perguntas para suas reflexões:

  1. Quem são as MENTES VENDEDORAS que irão fazer as vendas da sua empresa acontecerem em 2021?

  2. Como sua empresa vai compensar a queda do fluxo de clientes provocada pelo PIX?

  3. Como será a reconfiguração do "mindset" dos líderes da empresa e da equipe de vendas, para performar melhor no novo contexto de consumo?

  4. Quais os talentos diferenciados ou multidisciplinares com quem a empresa já pode contar para aumentar as vendas?

  5. O que será aperfeiçoado ou alterado na cultura de vendas da empresa?

  6. O posicionamento de vendas da empresa, em 2021, será de forma mais passiva ou mais ativa?

  7. Como serão as novas campanhas de vendas e de marketing para atrair mais clientes para dentro das suas lojas?

  8. O que precisa ser atualizado ou recondicionado na sua estrutura empresarial e nos processos?

  9. Vocês vão aumentar o número de pontos de vendas ou vão crescer usando estratégias mais "figitais"?

  10. Como vão administrar o aumento das pressões internas das equipes, diante do aumento das exigências do mercado?

  11. Quais os modelos de negócios e de ações de mercado que serão usados como referências?

Além dessas perguntas, tem ainda uma primeira, que precisa ser feita e respondida claramente, antes de tudo.


"Sua empresa vai continuar fazendo as mesmas coisas do jeito que sempre fez ou vai tentar mudar o jeito de fazer alguma coisa e o que vai mudar especificamente?"


A tendência dos lojistas tradicionais é pensar em várias mudanças, na esperança de conseguir fazer isso, mas na prática, sofrem os efeitos das auto sabotagens tão comuns na maioria desses varejistas.


Na realidade, pouca coisa evolui de verdade e as vendas não são aquelas que todos esperavam.


PONTO POSITIVO!


Vale lembrar o que Nissan Guanaes reforçou em um artigo dele há dias atrás, "a esperança não é uma estratégia".


Para não ficarmos apenas na esperança, nos propomos a debater com você esse assunto, gratuitamente e sem mais nenhum compromisso além disso.


Nossa sugestão é trocarmos algumas ideias, juntos, sobre o que podemos fazer para melhorarmos os resultados dos negócios no varejo e as vendas das lojas.


Marque um bate papo com a gente pelo WhatsApp (51) 99725-6895. Podendo clicar direto neste link: https://whts.co/XavierFritsch


Xavier Fritsch

Diretor do portal LOJA SUPER VENDEDORA


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