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COMO ESTÃO PENSANDO E COMO ESTÃO AGINDO HOJE ALGUNS DOS MELHORES VAREJISTAS - Parte 1


Antecipando a busca de soluções para enfrentar a séries de situações novas que teremos pela frente no varejo das nossas cidades, organizamos uma central de administração dos novos desafios e conversamos com dezenas de lojistas de primeira grandeza.

Faremos isso todos os dias a partir de agora.

Veja a seguir as observações que mais nos chamaram atenção até essa data de 15/03/2020.

  1. Assuma o papel de líder em toda a sua dimensão. A COMPETÊNCIA LIDERÍSTICA ASSERTIVA é o que vai separar os verdadeiros empresários dos demais empreendedores a partir de agora. É a base que vai provar na prática, quem são os mestres e quem são os aprendizes e aventureiros do varejo lojista. Agora é a hora dos verdadeiros líderes e eles estão todos de plantão 24 horas, prontos para interferir rapidamente no que for necessário;

  1. Antecipe ao máximo as campanhas de vendas da sua loja, fazendo da forma mais encantadora e mais agressiva promocionalmente. Agora literalmente temos que vender O MÁXIMO POSSÍVEL, o quanto antes. Se suas lojas continuarão abertas, não é o momento de se encolher. Não é a hora de economizar nas ações de vendas, cortando verbas de marketing e de vendas. Quem se encolher perde duas vezes. Deixa muito mais espaço para os outros e ainda reduz suas vendas consideravelmente;

  1. Fortaleça o seu caixa. Ter caixa agora é decisivo para continuar operando com sucesso e para chegar inteiro depois da crise de poucos meses;

  1. Evite o desânimo e a angústia. Sua e dos seus principais colaboradores também. Por conta disso, diminua a intensidade das cobranças, especialmente aquelas difíceis de serem atendidas;

  1. Seja exigente com as fontes de informações que você leva em conta para tomar decisões. Escolha bem seus informantes e conselheiros na hora de decidir. Não podemos mais cometer erros básicos por falta de informação ou informações distorcidas;

  1. Adote um modelo de gestão de alta qualidade o mais rápido possível. Estamos entrando forçosamente em um novo ciclo de competitividade onde a velha experiência e gente esforçada e bem intencionada não são mais suficientes;

  1. Seja incansável no combate das crenças limitantes e as culturas corporativas viciadas que ainda existem dentro da sua empresa e que sabotam suas vendas. Reveja os conceitos e assuma a liderança sobre qual o “mind set” necessário a partir de agora. Não permita que caprichos pessoais diminuam a produtividade do seu negócio nesse novo cenário;

  1. Aumente os esforços na captura de novos clientes BONS, porque a recessão dos próximos meses fará você perder muitos clientes por queda na renda deles;

  1. Se sua loja usa crediário próprio, reavalie os limites dos clientes, especialmente aqueles que dependem de rendas informais ou variáveis, que podem estar prejudicadas pela diminuição da circulação de pessoas;

  1. Concentre suas energias e atenções naquilo que você consegue interferir e alterar. Não sofra e nem se envolva com o que não pode ser alterado por você agora. Foco no seu negócio e na sua produtividade;

  1. Hoje o varejo e os serviços tendem a ser os mais impactados com a queda da demanda de compras. No segundo semestre muitas situações difíceis já estarão melhor resolvidas. Veremos então que, infelizmente, um muitas das empresas que hoje já estão debilitadas, deverão estar fora da competição, ainda que permaneçam mais uns meses com as portas abertas. Para os varejistas que estiverem melhor preparados e que consigam suportar em equilíbrio esse período crítico, sobrarão inúmeras oportunidades e um novo ciclo de prosperidade, crescimento e evolução deverá ser iniciado. É lá que devemos concentrar os nossos objetivos durante essa caminhada que recém está começando, mas que provavelmente será de curta duração.

Agora precisamos fazer o que for preciso para sairmos de tudo isso muito mais fortes!

Xavier Fritsch

Não somos mais uma consultoria tradicional.

Somos uma estrutura diretiva de vendas no varejo, que auxilia alguns lojistas a tocarem seus negócios no “dia a dia”, com mais competência executiva e conhecimentos superiores das melhores práticas do varejo de alto desempenho.

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