• Xavier Fritsch

SUA LOJA TEM MUITOS CONCORRENTES? Saiba os pontos fracos da maioria deles!


Durante anos pesquisamos o perfil de milhares de lojistas brasileiros.

Veja abaixo as características mais relevantes de mais de 80% dos seus concorrentes que tem lojas físicas na sua cidade, especialmente dos segmentos de moda, calçados, medicamentos, perfumaria, casa, ferragens, construção, móveis e bazar.

1) VITRINES Muito mais “expositoras” do que “geradoras de alto fluxo para dentro das lojas”.

2) EQUIPES Em cada dez lojistas, nove selecionam mal, remuneram de forma equivocada, treinam pouco e motivam menos ainda.

3) TICKET MÉDIO Tende a diminuir, porque as equipes não são treinadas adequadamente para vender mais para cada cliente.

4) CAMPANHAS DE VENDAS A maioria das campanhas gera pouco fluxo de clientes, porque repetem os modelos ultrapassados, esquecendo que os clientes mudaram o seu jeito de comprar e de se relacionar com as lojas. Cada vez mais são usadas as campanhas de “super descontos”, diminuindo as margens de ganho. Dependem muito de fatores externos ao seu negócio, sem o seu controle, para que as vendas aumentem.

5) PROPAGANDA & MARKETING Usam canais de comunicação antigos, caros e de impactos cada vez menores, esquecendo que os clientes migraram para o celular. No digital, quando fazem, são simplórios. Desconhecem as novas técnicas e táticas para gerar maior fluxo de clientes bons e vender mais.

6) GESTÃO DA BASE DE CLIENTES A maioria não gerencia seus clientes de forma segmentada e ainda usa campanhas de vendas que oferecem a mesma oferta para todos os tipos de clientes. Promovem poucas campanhas de captura de clientes novos.

7) GESTÃO & LIDERANÇA A maioria não tem noção do que pode ser feito para competir com as redes melhor preparadas e aumentar suas vendas, porque resistem às inovações e não costumam se atualizar. Preferem se queixar da crise, buscar culpados fora do seu negócio e falar mal de quem está vendendo bem.

Como podemos ver, seus concorrentes apresentam vários pontos fracos. Esse é um dos fatores que nos faz acreditar que é possível vender mais.

DISCORDÂCIA

Se você não concorda com nossas observações, experimente fazer uma pesquisa desses fatores, você mesmo, com pelo menos dez lojistas que você conhece.

COMO VENCER A CRISE DAS VENDAS?

Se na sua cidade existem algumas lojas que estão vendendo bem, apesar da crise, acredite que você também pode.

Mantenha-se atualizado e consciente quanto ao que ainda pode ser feito para vender mais, apesar da crise.

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