SUA LOJA TEM MUITOS CONCORRENTES? Saiba os pontos fracos da maioria deles!

17/09/2018

 

Durante anos pesquisamos o perfil de milhares de lojistas brasileiros.

 

Veja abaixo as características mais relevantes de mais de 80% dos seus concorrentes que tem lojas físicas na sua cidade, especialmente dos segmentos de moda, calçados, medicamentos, perfumaria, casa, ferragens, construção, móveis e bazar.

 

1) VITRINES
Muito mais “expositoras” do que “geradoras de alto fluxo para dentro das lojas”.

 

2) EQUIPES
Em cada dez lojistas, nove selecionam mal, remuneram de forma equivocada, treinam pouco e motivam menos ainda.

 

3) TICKET MÉDIO
Tende a diminuir, porque as equipes não são treinadas adequadamente para vender mais para cada cliente.

 

4) CAMPANHAS DE VENDAS
A maioria das campanhas gera pouco fluxo de clientes, porque repetem os modelos ultrapassados, esquecendo que os clientes mudaram o seu jeito de comprar e de se relacionar com as lojas. Cada vez mais são usadas as campanhas de “super descontos”, diminuindo as margens de ganho. Dependem muito de fatores externos ao seu negócio, sem o seu controle, para que as vendas aumentem.

 

5) PROPAGANDA & MARKETING
Usam canais de comunicação antigos, caros e de impactos cada vez menores, esquecendo que os clientes migraram para o celular. No digital, quando fazem, são simplórios. Desconhecem as novas técnicas e táticas para gerar maior fluxo de clientes bons e vender mais.

 

6) GESTÃO DA BASE DE CLIENTES
A maioria não gerencia seus clientes de forma segmentada e ainda usa campanhas de vendas que oferecem a mesma oferta para todos os tipos de clientes. Promovem poucas campanhas de captura de clientes novos.

 

7) GESTÃO & LIDERANÇA
A maioria não tem noção do que pode ser feito para competir com as redes melhor preparadas e aumentar suas vendas, porque resistem às inovações e não costumam se atualizar. Preferem se queixar da crise, buscar culpados fora do seu negócio e falar mal de quem está vendendo bem.

 

Como podemos ver, seus concorrentes apresentam vários pontos fracos. Esse é um dos fatores que nos faz acreditar que é possível vender mais.

 

DISCORDÂCIA


Se você não concorda com nossas observações, experimente fazer uma pesquisa desses fatores, você mesmo, com pelo menos dez lojistas que você conhece.

 

COMO VENCER A CRISE DAS VENDAS?

 

Se na sua cidade existem algumas lojas que estão vendendo bem, apesar da crise, acredite que você também pode.

 

Mantenha-se atualizado e consciente quanto ao que ainda pode ser feito para vender mais, apesar da crise.

 

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