top of page

Por que as Vendas das Lojas Caíram em Abril?


Por que as Vendas das Lojas Caíram em Abril?

(leitura em 2 minutos)

Alguém sabe mesmo qual a resposta certa?

Para a maioria, as condições externas ao seu negócio conspiraram para que a demanda natural de clientes fosse abaixo do esperado nesse abril passado.

Para os mais críticos, grande parte das lojas não mostrou competência para gerar “demanda induzida”, aquela provocada através de ações das próprias empresas, quando os fatores externos não ajudam.

Afinal, qual seria A SUA resposta mais adequada?

Opção 1 – Vários fatores externos geraram um baixo fluxo de clientes nas lojas, por isso vendemos menos.

Opção 2 – Quando a demanda natural de clientes diminui, nossas lojas não têm condições de gerar o fluxo de clientes desejado, por nossas próprias ações, por isso as vendas caíram.

Opção 3 –Tudo o que sempre fizemos até aqui não produz mais os mesmo resultados. Nos esforçamos muito mas a demanda caiu assim mesmo.

Opção 4 – Nossas lojas não têm as competências táticas para vender o máximo para cada cliente que entra na loja, o que compensaria o baixo fluxo gerado pelos fatores externos.

Seja qual for a opção de cada lojista, nos parece que não são somente os fatores externos e naturais, como o frio, que afetam o fluxo dos clientes para as lojas. É recomendável ficar atento aos sinais do mercado, que vem se transformando a partir das mudanças aceleradas no comportamento dos clientes e suas evoluções tecnológicas.

O novo tempo do varejo nos obriga a mudar as táticas, a ideologia, os instrumentos, as técnicas e as estratégias. Ou somos capazes dessa metamorfose ou vamos cansando de procurar motivos fora do nosso negócio, soberbos, nos iludindo e desaparecendo do jogo naturalmente.

Por outro lado, na prática, alguns lojistas já entenderam o novo jogo do varejo e estão com suas operações crescendo, rentáveis e saudáveis. Essa é a prova real de que, se fizermos as coisas certas, o varejo ainda é um grande negócio!

Precisamos humildemente reaprender as novas regras do novo varejo, que não é mais como fazíamos antes e que agora sofreu alterações. Se não fizermos isso, nossas vendas continuarão baixas, enquanto os que já aprenderam vão crescer.

Desejo um mês de maio de muitas vendas para todos!

Xavier Fritsch

Posts Recentes
bottom of page